Existem várias tecnologias de acesso à internet. Cada uma, com suas vantagens e desvantagens e os principais benefícios de cada uma delas. Hoje vamos entender um pouco sobre quais são os tipos de conexão à internet e entender qual a melhor delas e porque.
Internet via Rádio
A internet via rádio é uma conexão sem fio, como se fosse uma rede Wi-Fi”, onde uma antena do provedor de internet possibilita a conexão de outras antenas dos clientes.
Dessa forma, é possível criar uma conexão de acesso à internet sem a necessidade de cabear diretamente entre ambos. Assim, essa tecnologia é muito boa no sentido de facilidade de cobertura de acesso, sendo possível chegar em clientes menos acessíveis fisicamente e distante das grandes áreas urbanas.
A desvantagem é que ocorrem muitas interferências, que causam instabilidades e baixa qualidade de acesso. O acesso à internet via rádio sofre interferências eletromagnéticas, climáticas, elétricas e ainda necessita de uma “visada” direta entre o transmissor e o receptor.
A velocidade média da internet via rádio é de aproximadamente 1 a 15 mbps, quando consideramos o acesso para cliente final, onde utiliza-se uma antena doméstica para recepção do sinal. Algumas conexões entre rádios profissionais, é possível passar grandes velocidades e distâncias maiores, estes geralmente são utilizados para conectar torres de internet onde não há a possibilidade de fornecimento cabeado.
Internet Cabo UTP / Coaxial
Este tipo de conexão é utilizado geralmente em áreas urbanas onde é possível conectar os clientes com cabos metálicos. Geralmente estão associados à TV a cabo. Esse tipo de conexão geralmente está associado a menores custos de instalação, porém é inviável nos dias de hoje devido à alta necessidade de manutenção e troca constante de equipamentos.
A Internet cabo utp e coaxial também necessitam de acesso direto da energia elétrica para a transmissão das informações, visto que seus interiores dos cabos são preenchidos geralmente por materiais condutores, como cobre. A desvantagem além da alta manutenção é que a velocidade é mais limitada, podendo chegar a conexões de até 100 Mbps.
Internet Móvel: 3G, 4G e 5G
A internet móvel está a muitos anos conosco, evoluindo desde as primeiras tecnologias, chegando hoje ao 5G, que é uma promessa de revolução em termos de muito mais velocidade e possibilidades.
Quando se fala em internet, é muito comum haver confusão entre o termo Internet Móvel 5G e Wi-Fi 5G. Embora tenham nomes parecidos, os significados são diferentes. Ambos remetem a quinta geração de um tipo de conexão de acesso à internet, porém o 5G móvel é a tecnologia de acesso à redes móveis (como internet da vivo, tim, claro, etc) que são operadoras de telefonia celular e o Wi-Fi 5G é a quinta geração da tecnologia Wi-Fi que está atrelada a internet fixa, um sinal disposto pelo roteador e fornecido por provedores de internet.
Nos dias de hoje, inclusive já existe a tecnologia Wi-Fi 6 ou 6G - como alguns falam-, que é basicamente a mesma tecnologia do Wi-Fi 5G porém com a possibilidade de maior transmissão de dados e menor interferência.
A internet móvel (3G, 4G, 5G) são muito utilizadas nos dias de hoje devido a sua vantagem de acessibilidade em muitos locais, inclusive no interior e não depender diretamente de redes elétricas locais.
Uma desvantagem da internet móvel é geralmente gerenciada por planos com franquia de dados (limite da quantidade de transferência de arquivos/uso), a necessidade de uma cobertura móvel próxima, impossibilitando o acesso em alguns lugares mais remotos e isolados, como sítios, chácaras e outras localidades mais distantes dos centros urbanos.
Internet Via Satélite
O acesso à internet via satélite parece ser algo muito vantajoso quando se ouve falar, porém nem tudo são flores quando pensamos nessa tecnologia. Há uma enorme vantagem em comparação com qualquer outro tipo de acesso à internet, que é a possibilidade de cobertura em locais altamente remotos, de difícil acesso e com a impossibilidade de outra forma de comunicação. Empresas como Starlink estão investindo muito e expandindo seus serviços em todo mundo, possibilitando acesso nestas regiões. Porém, para usuários comuns de áreas urbanas e grandes centros com tecnologias como fibra óptica já disponíveis, essa solução satelital não é tão interessante.
Um dos pontos mais importantes durante a conexão com a internet é um termo chamado de latência, onde é medido o tempo de resposta entre uma solicitação e a sua resposta na internet.
No caso da internet via satélite a latência é muito alta comparando com outros serviços de acesso, como redes cabeadas utp/coaxial e as redes fibra óptica. Dificultando aplicações como jogos online, vídeo conferências e chamadas.
Internet Fibra Óptica
A internet fibra óptica é a queridinha quando se toca no assunto. Ela possui muitas vantagens como um baixo custo de investimento e manutenção, dentre outras tecnologias; uma disponibilidade muito grande de transmissão de dados, chegando centenas de gigabytes por segundo e uma excelente latência, devido sua propagação de informações a ⅔ da velocidade da luz.
O acesso à internet nesta tecnologia está em constante evolução no mundo inteiro, graças a sua estabilidade e confiabilidade, todas as empresas de telecomunicações que ainda não possuem-na, buscam a implantação o quanto antes possível.
Por meio da fibra óptica é onde os gamers conseguem participar de campeonatos e jogos online no mundo inteiro, com alta qualidade e velocidade.
Internet e a MegaByte
A MegaByte fornece hoje planos de acesso 100% Fibra Óptica (FTTH) com planos de até 500 Mega para seus clientes. Além disso, ao contratar um plano de internet, estão inclusos gratuitamente benefícios como o Paramount+, Leveduca e MegaByteTV.
Entre em contato com nossa central de atendimento e saiba mais.
Redes Sociais